Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Símbolos Fonéticos

English Experts: Curso Rápido de Símbolos Fonéticos, com download


--------------------------------------------------------------------------------
Curso Rápido de Símbolos Fonéticos, com download






O alfabeto fonético internacional (em inglês IPA, International Phonetic Alphabet) é um sistema de notação fonética baseado no alfabeto latino, criado pela Associação Fonética Internacional como uma forma de representação padronizada dos sons do idioma falado. O IPA é utilizado por linguistas, fonoaudiólogos, professores e estudantes de idiomas estrangeiros, cantores, atores, lexicógrafos e tradutores. Wikipedia

O IPA permite que o estudante pronuncie qualquer palavra da língua inglesa sem necessariamente ouvi-la. Todo bom dicionário de inglês apresenta junto com os verbetes, os seus símbolos fonéticos.

Infelizmente os símbolos fonéticos são completamente negligenciados pela maioria dos professores e alunos. O IPA pode parecer intimidador à primeira vista, mas como vocês vão ver abaixo como é fácil. Basta ter um pouco de boa vontade de aprender. Por favor, antes de testar os gráficos abaixo, leia o artigo Glossário de Fonética publicado aqui no EE. Aprenda também sobre um dos sons mais usados no inglês, o Schwa.

O British Council disponibilizou gratuitamente (para fins educacionais) um gráfico com os sons de cada símbolo fonético isoladamente, confira:


É uma boa idéia efetuar o download e mantê-lo no seu desktop para acessar sempre que surgir alguma dúvida sobre a pronúncia de alguma palavra.

Phonemic chart (para windows)
Phonemic chart (para MAC)
O gráfico abaixo apresenta a mesma simbologia, através de palavras.


Fonte: stuff.co.uk

Recomendo que você, leitor do English Experts, procure aprender sobre símbolos fonéticos. Eu vou utilizar esses símbolos em várias dicas aqui no blog, será uma ótima oportunidade de aprimorar sua pronúncia.

Se você é professor, divulgue essa informação para seus alunos. Conheça também o nosso Gerador de Símbolos Fonéticos.
www.englishexperts.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário