Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Desconecte-se já do Português!

Extraído do site englishexperts.com.br


Depois de ler este artigo, você vai querer jogar seu dicionário fora. Não se assuste, será um sentimento comum. Mas, antes de começar o tema da vez, lanço um questionamento, ainda sobre o dicionário. É realmente importante tê-lo? Parece uma pergunta sem sentido, mas pense bem. Lembra daquela vez que você estava em dúvida sobre uma palavra e, quando consultou no dicionário, ficou com mais dúvida ainda? Havia todos os significados na página, menos o que você procurava. E quando você ficou horas escrevendo sua homework, buscando as melhores palavras no dictionary, mas, quando seu professor devolveu o trabalho corrigido, você mal conseguia ler, por conta de tantos rabiscos em vermelho, sem contar o aviso no rodapé da folha: “algumas frases não fazem sentido, pay attention”. Um tipo de dicionário vale a pena: English-English. Você consulta, e ele te devolve mais conhecimento em inglês, bem longe de conectar-se com o Português.

Falar em inglês é muito mais que acumular um novo vocabulário. Estudar este idioma é interagir com uma cultura totalmente diferente da sua. Ter a consciência disso é o primeiro passo para não se surpreender com situações novas, muitas vezes inexistentes no Brasil. Por que será que muitas pessoas estudam inglês por anos no Brasil, mas, quando viajam para o Exterior, se sentem analfabetos? A vida em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra, por exemplo, não é baseada nos livros que seguimos nas aulas. E há de se dizer que eles também não falam tão devagar quanto nossos professores. Este parágrafo soa como uma espécie de movimento contra as escolas de inglês no Brasil, mas, na verdade, o propósito é deixar claro que estudar no seu próprio país é apenas a primeira etapa. Seu nível de conversação só vai melhorar quando você passar a respirar em inglês.

Por estes e muitos outros motivos que recomendo a todos uma viagem de imersão a algum país que utiliza este idioma. Além de uma experiência inesquecível, é a oportunidade perfeita para se desconectar da nossa língua-mãe. Chega de pensar em português e responder em inglês, isso não dá certo. Reconheço que esta é a única saída para quem está começando, mas quem realmente deseja falar outro idioma precisa esquecer sua cultura, a menos que o assunto seja a própria.

É difícil desconectar? Muito. Mas tente realizar esta experiência. Comece do zero, tente entender por que o inglês foi formatado desta maneira. Como é o dia a dia da cidade que você está visitando, quais as suas particularidades. Estude muito, mas não esqueça que as suas principais lições podem estar escondidas em uma mercearia no fundo da rua, em um bate papo sobre a vida com o atendente da loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário