Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Professores de Inglês Qualificados [Parte III]

Posted: 27 Aug 2010 05:41 AM PDT



Na terceira e última [eu acho!] parte da discussão sobre Professores de Inglês Qualificados começo citando Penny Ur, uma das mentes mais influentes na área de ELT: "There are still too many amateurs around, who think that it is enough to know English in order to teach it, resulting in lowering of teaching standards" [Ainda tem muitos amadores por aí, que acham que saber inglês é o bastante para ensinar inglês, isso resulta em um baixo padrão de ensino].





Essa sentença de Penny Ur diz em poucas palavras o que muita gente no Brasil acredita ser o bastante para ser professor de inglês: saber inglês. Isso me fez lembrar dois artigos que li certa vez no Tecla Sap, do amigo Ulisses Wehby de Carvalho: "Sabe inglês? Vire intérprete..." e "Sabe inglês? Vire tradutor...". Talvez o título desse post que você lê aqui deveria ser "Sabe inglês? Vire professor...?". No entanto, creio que não seja necessário; afinal, já está mais do que claro que para ser professor de língua inglesa não basta apenas saber inglês. É preciso muito mais.



Assim, eu quero saber dos meus leitores - alunos, professores, donos de escolas etc - o que é, na opinião de vocês, um professor de inglês qualificado.



Se você é estudante de inglês [em escola de idiomas no Brasil] diga o que você espera do seu professor de inglês. Que características você espera encontrar em um bom professor de inglês? O que faz você classificar um professor como qualificado ou não?

Se você é professor de inglês [em escola de idiomas ou escola regular] diga o que o caracteriza como profissional qualificado. Que características você tem [ou gostaria de] ter para ser considerado um profissional qualificado? Que perfil você tem [ou deseja alcançar] para ser um profissional qualificado e assim exigir mais respeito a sua classe profissional?

Se você é dono de escola de inglês (qualquer uma) diga que características um professor qualificado deve ter. Que perfil você espera encontrar nesse profissional qualificado? O que você espera dele enquanto professor em sua escola? O que faz você considerá-lo um profissional qualificado ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário